
"Sono (do latim somnu, com o mesmo significado) é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária." (Fonte: Wikipedia)
"Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo." (Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html)
Balela. Tá. Balela não. O sono é tudo isso aí. É importante e necessário. Pra transformar memorias de curto prazo em memórias de longo prazo, pra descansar, pra igualar o metabolismo. Pra recarregar as baterias, no bom e velho português coloquial. Muita gente não troca o sono por nada. Eu troco. Dormir é bom, sim. Uma das melhores coisas, se me perguntarem. E não são muitas coisas pelas quais eu deixo de dormir. Muitas vezes eu até durmo pra não fazer certas coisas (como quando eu to com fome e vou comer o terceiro pão francês do dia). Mas tem coisas que, de certo, revigoram mais do que uma noite bem dormida.
Acordar fisicamente bem disposta é maravilhoso. Você pode sair decasa às 8:00hrs da manhã e voltar só às 22:00hrs, porque seu corpo tá pronto, preparado. Tá descansado. Mas tente dormir bem, fazer essa jornada louca de trabalho/estudo emocionalmente cansada. Psicologicamente casada. Eu, pelo menos, não consigo. Parece que o mundo está nas minahs costas. Que eu não consigo sair do lugar. Tudo é um sacrifício sem tamanho. É por isso que eu prefiro ter 3 horas de sono, mas acordar com um sorriso estampado no rosto. Porque, emocinalmente, eu estou bem disposta.
Hoje uma conhecida esbarrou comigo e disse que eu estava brilhando. Que eu parecia estar muito feliz. Eu sorri, agradeci. Mentalmente me certifiquei de que ela não tinha reparado nas minhas olheiras enooormes mal disfarçadas com maquiagem. Porque mulher é assim. Se acordou parecendo um panda, finge que tá tudo bem com base, corretivo e pó. E eu fingi que tinha dormido bem usando esses artificos. Mas, de alguma forma, ela viu além do meu rosto de panda maquiado. Ela viu que ontem eu dei boas risadas às 3 da manhã. Viu que eu fiz uma boa ecolha em não ir pra cama cedo, pra acordar disposta. E que essa troca me rendeu um brilho que nenhuma noite de sono me garantiria.
Por essas e outras, por essa beleza inexplicavel que ela viu em mim, de dentro pra fora, que eu digo que dormir é superestimado. Dormir faz bem pro corpo. Mas e pro seu coração, mente, alma? O que faz bem? Aos meus, sorrisos e conversas são suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário